terça-feira, 5 de novembro de 2013

LOUCOS POR TECNOLOGIAS E GRAFITAGEM EM AÇÃO - GRAFITAGEM NO CEI MONTEIRO LOBATO


Como tudo começou...
A professora Camila participou de um Curso de Stêncil no dia 30 de Setembrono Centro de Capacitação de Professores na Dr. Faivre com o palestrante Fúlvio.Foi uma experiência maravilhosa vivenciar esta nova prática educativa para trabalhar posteriormente com os alunos do CEI - Monteiro Lobato da PrefeituraMunicipal de Curitiba.
                                        Vejam algumas fotos deste momento:






























O início do processo de construção dos conhecimentos dos alunos...


    A professora Camila após ter participado do Curso de Stêncil apresentou a técnica para os estudantes. 

Mas, primeiramente, as crianças tiveram muito trabalho pela frente. Iniciaram a pesquisa sobre o que é Stêncil e para quê serve. Eles descobriram que Stêncil é um molde de desenhos para fazer grafites nas paredes, nos muros ou até mesmo em cartolinas.


PRIMEIRA ETAPA Pesquisa sobre o que é Stêncil?
No Laboratório os alunos dos 4º e 5º Anos realizaram pesquisas sobre o 
conceito do que é graffiti e pichação, produziram textos, pesquisaram imagens para saber diferenciar o que é graffiti e pichação, pesquisaram vídeos de como produzir graffiti em 3D, pesquisaram sobre o que é stêncil, imagens que representasse o termo estudado.












Acesse o vídeo e acompanhe o que os alunos pesquisaram no You tube...




SEGUNDA ETAPA:

 Pesquisa de imagens de Stêncil para realizarmos o graffiti no muro da escola.








Os estudantes encontraram um site com desenhos de moldes de rostos bem diferentes e escolheram um bem bacana que vocês vão conferir no término desta edição. Representando o ser humano que pensa em seu imaginário como seria bom se as pessoas pensassem em fazer graffiti ao invés de sair pichando o patrimônio público a nossa cidade de Curitiba estaria mais bonita, colorida e mais atrativa.




 A ideia central do graffiti surgiu da criação do Voki - Os estudantes resolveram grafitar o slogan "Pare de pichar deixe a arte falar. Graffiti já!!!" criado pelos Loucos por tecnologias e grafitagem e mostrar uma mensagem positiva de conscientização sobre a importância de mostrar a sua arte por meio do graffiti e dizer não para o vandalismo que ronda a nossa escola. Talvez assim os alunos possam se interessar pelo tema e comecem a pensar a respeito desse assunto. E comecem a sentir gosto pela arte e queiram se tornar um grafiteiro no futuro. Porquê não? 




O robô representa aquele que vai enviar a mensagem à todas as pessoas do nosso planeta por meio da internet (blog) muitas pessoas poderão receber esta mensagem. E assim estaremos compartilhando o que temos aprendido por meio deste trabalho. 




O grupo começa a desenhar o molde das letras referentes ao slogan idealizado para a publicação no muro da escola.





O aluno João e o Erick estavam pesquisando algumas imagens e encontraram este megafone para ilustrar a parte do slogan 
que diz: deixe a arte falar. Graffiti Já!"
 criado pelos Loucos por tecnologias e grafitagem.



O aluno Matheus explicando que seria uma boa imagem para fazer Stêncil pois tinha formas interessantes para fazer o graffiti.














TERCEIRA ETAPA
Os alunos participam da oficina de stêncil (molde dos desenhos) e prática da utilização dos sprays de tintas e corantes.

 
    


















Os alunos realizaram desenhos próprios para fazer os stêncils em cartolina para grafitar na parede.


       QUARTA ETAPA  

O aluno Matheus teve a iniciativa de desenhar passando do caderno dele para a cartolina em tamanho grande. 







 Enquanto isso o grupo auxiliou na confecção dos outros stencils.  



























        QUINTA ETAPA

        RESULTADO FINAL - O PAINEL 

          Stencils prontos é hora de grafitar!!!

               















                                 


 












Contamos com a ajuda do Inspetor Ronaldo na construção do nosso painel. Agradecemos muito a sua colaboração e as turmas das oficinas dos 3º Anos, 4º Anos e 5º Anos. 

O nosso muito obrigado!!!

                                                                    




























Depoimento da professora Camila:

O gratificante para mim como professora é perceber o envolvimento dos alunos a ponto deles mesmos irem em busca do conhecimento, querendo saber mais sobre a técnica de stencil, os materiais que poderiam utilizar, onde poderiam comprar os materiais a fim de fazerem a arte em casa, em seu próprio quarto. O aluno Matheus comentou: "Professora Camila posso levar alguns moldes para grafitar em minha casa, no meu quarto?" Fiquei surpresa com o interesse, apoiei a ideia e percebi que este projeto está alcançando significativamente o propósito que é de incentivar nossos alunos para uma cultura de preservação do patrimônio público aliado ao gosto pelas artes e a utilização das tecnologias.





                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário